top of page

A criança sumiu, e agora?

Atualizado: 5 de jul.



Perder uma criança em um passeio é algo muito estressante. São minutos de terror que pais e familiares relatam ter vivido até encontrar a criança.

Se os pais ou responsáveis forem orientados a colocar uma pulseira de identificação e as pessoas ajudarem acolhendo a criança e ligando para seus pais, muitos casos vão ser resolvidos rapidamente.


Não vá com pessoas desconhecidas

A primeira atitude começa em casa com a orientação de que a criança não deve ir com ninguém que ela não conheça. Pois é exatamente neste momento, que a criança vira um alvo para pessoas mal intencionadas disfarçadas de adultos caridosos que a levarão até os seus pais.

Oriente sobre aceitar ajuda de pessoas com uniforme e crachá do parque, shopping ou de alguma família que ligue para os pais, mas sem tirá-la do local. Os pais vão até o local combinado para pegar a criança.


Vista-a com cor vibrante

Coloque uma camiseta de cor chamativa. Muitas vezes usamos o tradicional branco e fica mais difícil identificar a criança.

Tire uma fotografia dela na chegada ao local. No momento do nervosismo, caso você a perca de vista, não se lembrará como está vestida, como está seu cabelo, qual é o seu tênis, nada.


Marque um ponto de encontro

Ao chegar no parque, por exemplo, combine um ponto de encontro de fácil acesso e com algo que chame a atenção, por exemplo um monumento.

Assim, de qualquer lugar que estejam, sabem que devem ir até o local combinado para se encontrarem.


Coloque pulseira de identificação

Nela coloque o nome do responsável e telefone de contato. Fica muito mais rápido encontrar a família já que todos portam um celular hoje em dia.

E o uso de air tag? É um investimento caro. Quando a Apple lançou as AirTags, em 2021, a empresa deixou claro que elas não eram recomendadas para uso em crianças ou animais. O air tag emite um sinal bluetooth até dez metros de distância.


Tenha certeza de quem está com a criança

Muitos acidentes ocorrem porque um dos responsáveis acha que o outro está com a criança. É preciso comunicar e passar a função de um para o outro tendo a certeza de que tem um adulto cuidando dela. Além disso, não assuma o cuidado de muitas crianças ao mesmo tempo. Parques, shoppings e praias são ambientes muito abertos. Só tenha várias crianças num ambiente controlado como sua casa, a quadra de esportes, o playground fechado ou o bufê infantil. Duas crianças por adulto já é bastante trabalhoso. Uma em cada mão, certo?


Não a deixe sozinha em espaços de lazer em shoppings ou parques

Os recreadores têm total controle das crianças que entram e saem?

Geralmente, os recreadores não tem esse senso de responsabilidade pela segurança de cada criança. Se um adulto sinalizar "estou com ele", você acha que ela vai conferir?

Deixe a criança participar dos eventos e brincadeiras, mas não saia para fazer atividades ou compras, esteja por perto.


Tem interesse em fazer treinamento para a equipe escolar ou para você e seus familiares?

Acesse:


Juliana Muniz.

Junho de 2024.


Sigam nossa página: @jumuniz.enfermeira

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page